Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Minhas leituras, meu tesouro: OS MISERÁVEIS








            Nesta história cativante nos encontramos em uma França pós-revolução, em meados do século XVIII. Lugar e época em que um homem podia chegar a passar 19 anos preso nas galés (que eram barcos movidos a remos, cada qual manuseado por um prisioneiro) por roubar, para saciar a fome de sua família, um misero pão. Um Pão!
       Em “Os Miseráveis” você encontrará pessoas más, gananciosas, incompreensivas, capazes de deixar um homem, com fome e frio, entregue a própria sorte. Também irá se deparar com almas generosas e de bom coração, em uma casa onde o amor ensinado por Jesus reina. Na obra você conhecerá pessoas que sofreram com a miséria e injustiça, mas que perseveraram.
           Questões sobre lei, justiça e solidariedade serão levantadas enquanto acompanhares a trajetória de Jean Valjean, desde seu sofrimento como um ex-forçado até tornar-se um grande empresário. Verá a desconfiança, tão presente na sociedade em que vivemos atualmente, pelos olhos de um detetive obcecado, capaz de travar uma perseguição ao nosso herói, Jean, mesmo sem motivos sólidos através dos anos.
     O romance clássico de Victor Hugo, traduzido e adaptado por Walcyr Carrasco, é considerado por muitos como enredo de trama policial, diz-se que é, também, uma historia de amor entre jovens. Mas, a meu ver, esta é uma historia de superação. Onde uma pessoa pode sim mudar para melhor graças a generosidade das ações de outra.
      Você pode chorar, ou até rir em alguns momentos, ao ler este livro. Pode enojar-se perante atitudes tão mesquinhas relatadas nesta obra sem igual. Porém é certo que o desejo de tornar-se alguém melhor brotará em você quando se deparar com todas as ações de desprendimento e bondade que “Os Miseráveis”  irá lhe apresentar.


Ana Cláudia C. Duarte




Nenhum comentário:

Postar um comentário