Pages

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Minhas leituras, meu tesouro: A ILHA MISTERIOSA






O livro destaque é A ilha misteriosa de Julio Verne. Que romance aventureiro. Comecei e não mais podia parar para descansar até quando não soubesse o que aconteceria com os, a princípio, náufragos do ar, posteriormente, colonos da ilha Lincoln. Foi a primeira vez que li algo deste autor, embora agora já tenha em mente A volta ao mundo em 80 dias e todos os outros títulos, inclusive Vinte mil léguas submarinas, mas estas são outras leituras. Voltemos ao título em destaque.
Pelo título o leitor já se sente apreendido a descobrir o tal mistério, já que a ilha é misteriosa, e então começa a pensar de que ordem advirá o enigma: humana, sobrenatural ou outra? Fatos ocorrem que chamam a atenção dos nossos heróis e de nós, leitores, ai que vontade que dá de ir até algumas páginas ao final e verificar... mas, assim seria por em risco toda a empreitada, leitura até ali esmiuçada e o que ela propunha (aventura e prazer).  Além do mais, a vivência dos colonos americanos na ilha não deixa que o leitor pule, os capítulos são curtos uma... duas... três páginas, e cheias de fatos, situações de superação que prendem, ativam o desejo de saber de tudo, aos mínimos detalhes. Nada de exaustão ou cansaço. Assim como os heróis seguem na busca para saber o mistério da ilha, também sigo na busca com eles.
Certamente seja instigante mencionar que na ilha se acharam sem nenhum mantimento alimentício, sem roupas extras, sem nenhum equipamento eletrônico de comunicação (nem vá sonhando que não tinha celular ou internet), sem um canivete ou navalha para facilitar alguma ação de trabalho. Sem outros sinais ou indícios de vida humana, além da deles, os homens só tem a si e a Deus (e o mistério). Usaram sua inteligência e tiveram que criar condições de sobrevivência. Sempre tão unidos, tão leais uns aos outros. A amizade, inclusive, é uma das fortes temáticas do enredo, juntamente a do trabalho, este que acontece desenvolvido sempre em equipe.
Como os quatro homens e o cachorro, de estimação de um deles, foram parar na ilha, distante de qualquer civilização? Conseguirão desvendar o mistério? Conseguirão sair de lá?  Todas as respostas para estas perguntas e outras que surgirem serão respondidas quando você, caro colega, ler o livro: A ilha misteriosa, de Júlio Verne, com adaptação de Clarice Lispector, 295 páginas e publicado pela editora JPA, à disposição na biblioteca da nossa escola.

Mônica Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário